Serviços de saúde em Ibatiba continuam na pauta dos parlamentares

Vereadores cobram transparência nas ações e resolução de problemas com transporte, medicamentos e vigilância sanitária

Pronto-atendimento de Ibatiba

Publicado em 08/01/2018 as 16:07 (Atualizado em 19/01/2018 as 17:32), postado por Silvia Goulart - ImppactMidia, Fonte: Câmara de Iúna

A preocupação com o atendimento da população ibatibense no que se refere à saúde é uma constante na pauta de discussões e requerimentos dos vereadores. Nos últimos meses, os parlamentares cobraram do Poder Executivo o cumprimento de ações para sanar problemas de falta de medicamentos e utensílios nos postos de saúde e no pronto-atendimento municipal e de resolução para o conserto das vans da secretaria de Saúde.

O vereador Roberto Magnético voltou a pontuar sobre a falta de paletas para controle da diabetes. “Há 60 dias não têm paletas para diabéticos no posto. São muitos os munícipes que precisam dessas paletas para controlar a diabetes e que é tão importante para a saúde. Além disso, ainda aguardamos o conserto das duas vans”, relatou o parlamentar.

Outra preocupação apontada pelo vereador Fábio Ambrózio era referente ao atendimento médico no pronto-atendimento. Ele sugeriu que os nomes dos plantonistas estivessem em evidência na entrada do imóvel. “É preciso informar quem é o médico plantonista no pronto-atendimento para que os pacientes possam acompanhar”, sugeriu.

Animais nas ruas

O grande número de animais nas ruas também chama a atenção e preocupa os vereadores. “Estamos nos deparando com muitos cachorros em várias ruas de Ibatiba e já está ficando constrangedor. Além do mais, os animais abandonados causam uma série de doenças graves, como raiva, sarna, entre outras”, comentou o vereador Fábio Ambrózio.

“Esses cães estão doentes e, inclusive, minhas filhas contraíram sarna. O perigo é quando a população adquire leishmania, que causa outros danos. O atual prefeito, quando era vereador, sabia que fazer um canil municipal é um dos projetos que estamos buscando”, pontuou o vereador Marcus Rodrigo Amorim Florindo.

Sinalização nas unidades de saúde

Após o requerimento da Câmara, as unidades de saúde do município receberam, no início de dezembro, sinalização identificando a escala de atendimento dos médicos.

De acordo com a Prefeitura de Ibatiba, as placas estão expostas nas recepções de cada unidade, contendo nome dos profissionais, especialidades, dias de atendimento, horário de início e término da jornada de cada profissional. As informações também estão disponíveis no endereço eletrônico da Prefeitura de Ibatiba (www.ibatiba.es.gov.br).